Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 3.6/5 (672 votos)

ONLINE
1


 
 
 
Senai Online Cursos 
 
 

 



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA ÁGUA
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA ÁGUA

Declaração Universal dos Direitos da Água

 

A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 - intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água"

 


O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água devem ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

 

 

Atitudes que fazem a diferença

Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água. Necessitamos dela todos os dias, de muitas maneiras. Precisamos dela para nos manter saudáveis, para cultivarmos nossos alimentos, para o transporte, a irrigação e a indústria. Precisamos dela para os animais e plantas, para mudar de cores e de estações.

Entretanto, apesar da importância dos recursos hídricos em nossas vidas e para nosso bem estar, eles são cada vez mais desrespeitados por nós. Nós abusamos deles. Nós os desperdiçamos. Nós os poluímos, esquecendo quão essenciais são para nossa própria sobrevivência.

2004 é um ano de oportunidades. É um ano para prestarmos atenção na proteção e respeito aos recursos hídricos, como indivíduos, como comunidades, como países e como uma família global de cidadãos conscientes. 2004 é um ano para ação e reflexão. Durante este ano teremos uma chance de melhorar nossas maneiras, de checar nossos estoques e fazer a diferença. Protegendo nossas águas doces, ajudamos a assegurar nosso futuro e as prospectivas de longo prazo de nosso planeta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, menos de 1% da água doce do mundo, ou 0, 007% de toda a água na Terra, está disponível imediatamente para o consumo humano mundial. Tudo se relaciona com a água.

Seja consciencioso; não desperdice, poluía ou faça mau uso da água.

EM SUA VIDA COTIDIANA:

1. Mantenha sua comunidade limpa, recicle e não jogue lixo nas ruas. Você estará na verdade evitando a poluição da água.

2. Estimule seus amigos e famílias a serem mais conscientes também! Você pode mudar as regras em sua casa!

3. Tome decisões ambientalmente corretas em sua vida diária, em termos do que compra e usa. Coma produtos que venham de uma agricultura que respeite o ambiente e que usem menos pesticidas, químicos e menos água do que a agricultura intensiva.

4. Quando lavar pratos, não deixe a água correndo enquanto os ensaboa. Encha a pia com água para lavar e enxágüe rapidamente. (Para quem tem pia com dois bojos, use um para lavar e outro para enxaguar).

5.  Apenas use a máquina de lavar e a lavadora de pratos quando estiverem cheias.

6. Mantenha uma garrafa de água na geladeira com água fria. Isso é melhor do que esperar a água da torneira correr até ficar fria.

7. Em muitas cidades, a água de torneira é de excelente qualidade e por isso não há necessidade de água mineral engarrafada. Beba a água da torneira e salve nosso ambiente natural de garrafas plásticas. Se você de fato compra água engarrafada, reuse as garrafas ou compre grandes garrafões.

8. Quando você limpa seu aquário, use a água para regar plantas. A água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, proporcionando a você um fertilizante gratuito e efetivo. Em geral, nunca jogue fora a água que poderia ser usada mais uma vez.

9. Tome banhos curtos!

10. Antes de tomar banho, instale um redutor de fluxo no chuveiro. Eles não são caros e podem fazer uma enorme diferença em seu consumo de água.

11. Desligue a torneira enquanto você escova dentes, barbeia-se etc.

12. Normalmente observamos mais os vazamentos dentro de casa, mas não se esqueça de checar torneiras externas, encanamento e mangueiras que pingam. Eles causam enormes desperdícios.

13. Sempre regue seu gramado e jardins durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas são mais frias, para minimizar a evaporação. Tenha em mente que em algumas famílias isso representa 50% do seu consumo de água.

14. Colete água de chuva para aguar suas plantas.

 

 

 

Todos sabem que a água é o nosso maior bem, mas talvez nem todos saibam que a água apesar de ser um bem renovável não é infinita, e que corremos o risco de ficarmos sem a nossa maior fonte de vida, já que apenas 1% da água no planeta é utilizada.

(Esse 1% é água doce, pois ainda não há uma “técnica” que passe a água do mar para um estado apropriado para o consumo humano).

E agora você deve estar se perguntando “maior fonte de vida?”.

Sim, pois é ela quem rega literalmente o nosso corpo e tudo que pode vir a nos alimentar, sem água não sobrevivemos.

Imagine-se um dia sem água, isso é, sem banho, sem higiene, seja sua ou da casa, sem a própria água para beber quando estiver com sede, e sem mesmo um suco que necessita dela para ser feito, sem como preparar um alimento... Em fim... Sem quase nenhuma possibilidade, pois a água está presente em quase tudo em nossas vidas.

Se você imaginou ou pelo menos teve esse pequeno pensamento que nem chega aos pés do quão seria terrível a nossa vida sem água, que sem ela se esgota, já viu que é um pesadelo, isso que foi apenas imaginação, mas agora seria um milhão de vezes pior se fosse real...

Mas para isso não se tornar real, e vivermos num pesadelo até certo ponto sem fim, não devemos pensar no que os outros devem fazer para isso melhorar, e sim NO QUE Nós DEVEMOS FAZER PARA MELHORARAMOS ESSA SITUAÇAO!

Geralmente pensamos que as nossas ações e atitudes para poupar certas agressões ao meio ambiente não fazem diferença, mas a verdade É que se todos pensarem dessa forma, VAI ACONTECER DE NINGUÉM FAZER NADA PARA ESSA SITUAÇÃO MELHORAR, E NADA PODE CONSERTAR ALGUNS DANOS À NATUREZA DEPOIS DE DETERMINADO TEMPO.

É como se uma pessoa jogasse um toco da sobra do seu cigarro no bueiro por achar que o seu não faz diferença, na verdade só o seu, se fosse só o seu não seria uma agressão tão forte, mas o problema é que grande parte da população pensa de tal forma, e quando se percebe o bueiro está entupido de tantas sobras de cigarro...

TUDO É UM CONJUNTO, ONDE NÓS SOMOS AS PEÇAS, E SE UMA PEÇA NÃO EXERCE BEM A SUA FUNÇÃO, NÃO TERÁ O MESMO FUNCIONAMENTO...

 

 

A água sempre é vista como um dos recursos naturais renováveis e disponíveis a todas as nossas necessidades, porém já há algum tempo ambientalistas alertam para o desperdício da água, sua contaminação devido ao lixo, esgoto, invasões ao redor das reservas, desmatamentos e poluentes industriais e agrícolas.  Um bem precioso de apenas 1% em todo o planeta.